Sunday 16 February 2014

A vida real


Meus primeiros dias como turista na Inglaterra passaram rápido, e a hora de realmente viver na cidade chegou.  Eu mal podia esperar!

Na Segunda Feira após minha chegada, fomos na escola – East London School of English (ELSE) - onde eu iria estudar, pra fazer meu test placement.
A escola ficava em Whitechapel , o famoso distrito londrino onde Jack the Ripper (Jack o estripador) atacou e matou suas 5 vitimas, conhecidas como “Canonical five” (Cinco Canônicas) . E e claro que o Rafael fez questão de me lembrar disso enquanto andavamos em direção a escola, cantando a musica do Made in Brasil: Jack, O Estripador.
 
"Em londres no fim do século,
Vivia um sádico infernal,
Espalhava terror a noite
Nas escuras viélas londrinas...
Matou cinco garotas gordas
Usando a lãmina de seu punhal!
Jack, Jack...
Jack o Estripador"

Whitechapel no passado era um lugar de extrema pobreza, sujeira e violência, possuia a “pior rua de Londres” , a Dorset Street. A pobreza empurrou muitas mulheres para a prostituição, estima-se que em 1888 existiam 1,200 prostitutas e cerca de 62 bordeis espalhadas pelo distrito.

Hoje, a maioria – cerca de 46.0% - dos moradores do distrito são de Bangladeche (a grande maioria Mussulmanos). As ruas mudaram muito desde os tempos de Jack the Ripper, mas o lugar ainda possuem vielas escuras e sujas. Isso foi uma das coisas que mais me chamou atenção, por que contrastava com a idéia que eu fazia de Londres.

De Bermondsey pra escola tinhamos duas opções, pegavamos a Jubilee line até Canada Water e depois o Overground pra Shadwell  ou Whitechapel, o percurso todo entre caminhar de casa até a estação e de lá até a escola, demorava uns 20 minutos.

Meu percurso preferido, que era o mesmo dos meninos, era descer em Shadwell e atravessar o Watney Market, onde se vende frutas e verduras frescas e outros produtos que refletem bem a população local de Bengaleses. Pra tentar fugir da rotina matinal, as vezes eu seguia pelo Overground até a estação de Whitechapel , que fica em frente ao The Royal London Hospital, gostava de olhar as lojas que vendem produtos bengaleses e indianos e comer Sausage roll e tomar Ribena num lugar chamado Percy Ingle.

A escola ficava na Cannon Street road, que assim como outras ruas de Whitechapel, possuia a maioria das lojas e negócios bengaleses. Embora a rua fosse meio suja, a escola era bonitinha e organizada e a maioria dos alunos eram brasileiros e russos.

Meu placement test foi rápido, uma provinha e uma entrevista com o diretor da escola. Minha avaliação foi Básico/Intermediário , gramática boa mas precisava melhorar listening e speaking. 
Os meninos estudavam a tarde, mas eu fui colocada em uma turma de manha (Joy!)  Como era verão, não era tao difícil acordar, ja que os dias eram muito longos e o sol comecava a nascer as 4:30 da madrugada. O que significava que as 7:30 tinha-se a impressão de que eram umas 9:00 -10:00 horas da manhã.

Minha primeira turma era composta de 5 Russos, 4 brasileiras e um Slovaco. O professor era Inglês (seria óbvio se meu segundo professor não tivesse sido Australiano) chamado David, bem doidinho que adorava o Brasil e me pediu pra fazer uma lista de lugares pra visitar. Não fiquei muito tempo nessa turma, logo meu inglês melhorou e fui transferida pra turma intermediária – com o tal professor Australiano. 

Conheci pessoas legais na escola, outras nem tanto, e embora frequentasse bastante – coisa que nem todo mundo fazia - a escola não fez muita diferença na minha vida em Londres , aprendi muito mais Inglês (e espanhol) trabalhando e convivendo do que na sala de aula. O próximo passo agora era começar a trabalhar...